Resenha O País do Carnaval

Sinopse
Livro: O País do Carnaval
Autor: Jorge Amado
Editora: Record
Páginas:189
Nota: 04














O País do Carnaval foi leitura do mês de fevereiro e faz parte de um dos projetos que o blog está participando... Sim, adoramos projetos, e abraçamos alguns, outros confesso que ficou só no primeiro abraço, mas esse vamos com tudo. Se você ainda não conhece, é só clicar aqui.
Quando o Renan do Blog Literall nos convidou para participar do projeto Lendo Jorge Amado em ordem cronológica, aceitamos de cara, Primeiro porque já tinha visto um projeto parecido lá no canal da Tatiana Feltrim, o projeto dela se não me engano chama Primeiras Leituras, e consiste em ler um autor em ordem cronológica e segundo como já dissemos no post de abertura do projeto é literatura nacional, e não temos como recusar...


Primeiro romance do Jorge Amado, vamos ter um critica ao nosso País, fico imaginando o reboliço que causou na época, tanto que por ordem da policia ( ficaria melhor por ordem politica), o livro foi queimado em praça pública em 1937. Escrito em 1931, mesmo passados 87 anos podemos dizer que as criticas ainda são bem atuais.
Não basta fazer uma leitura dinâmica, é necessário ler nas entrelinhas, afinal...
" Ninguém sabe onde termina o cérebro e onde começa o coração." Página 81
Vamos conhecer um típico filhinho de papai, Paulo Rigger, será o protagonista da história, que volta ao Brasil, depois de ter estudado em Paris. 
Chega em pleno carnaval, e ouso dizer, que o rapaz fica escandalizado. Porquê dessa festa, em meios a tantos problemas enfrentados pelo País,ou, será apenas uma fuga? O povo pulando, dançando, será que terão tempo para prestar atenção no que acontece a sua volta???
É continua tudo igual, sempre que surge algum "acontecimento", "eles" tentam desviar nossa atenção..

Com tantas questões sem respostas, Rigger, vai encontrar e talvez se reencontrar com um grupo de "intelectuais" de Salvador e juntos irão discutir sobre amor, religião, filosofia e lógico politica...
Muitas perguntas ainda continuam sem respostas, mas, não é nossa intenção levar a discussão a adiante...
Mesmo assim, contradizendo, o que dissemos acima, deixamos uma pergunta no ar:
"É o País de mais futuro do mundo!" Página 13


Oi? Como?
E você Tá Lendo? 






  

Comentários

  1. Sensacional a resenha de vocês!
    Fico muito feliz com a participação, de verdade! Vocês são supimpa!
    Obg pelo apoio!
    Com carinho,
    Renan Messias

    ResponderExcluir
  2. Oi Ale, ficou ótima a sua resenha, e concordo que o nosso país vive um eterno carnaval sócio econômico, política, religiosa e familiar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas