Resenha Olhai os Lírios do Campo - Erico Verissimo


Resenha Olhai os Lírios do Campo
Autor: Erico Verissimo
Editora: GLOBO S.A
Ano: 2001
Páginas: 322
Gênero: Romance brasileiro, Literatura brasileira

Avaliação do blog ☆☆☆☆☆


Olá pessoas lindassssss!!!! Como estão? Hoje venho trazer a resenha do livro Olhai os Lírios do Campo... do nosso querido escritor brasileiro Erico Verissimo… venham conferir!!
Lembrando que essa leitura faz parte do projeto de Capa a Capa como foi dito Aqui

Resenha

Só foge da solidão quem tem medo dos próprios pensamentos, das próprias lembranças…” Pág. 109


     O livro conta a História de Eugênio, um jovem médico que encontra-se em conflito consigo mesmo. Eugênio foi uma criança pobre, vivia com seus pais e seu irmão Ernesto, desde muito cedo Eugênio não aceitava a sua condição, não queria viver na pobreza, seus pais eram pessoas boas e trabalhadoras, faziam de tudo para dar o melhor que podiam a seus dois filhos, no entanto sabiam que não poderiam bancar o estudo dos dois, fizeram uma escolha ajudar Eugênio, o filho mais esforçado e inteligente.

     Eugênio cresceu e com ele a sua estupidez também, a cada dia que passava sentia menos orgulho da sua vida e mais vergonha da sua família, principalmente do seu pai Ângelo, achava que ele era o responsável por todo o fracasso.

     Eugênio entrou na faculdade, se tornar médico era o seu sonho, o sonho da mudança de vida, de sair definitivamente da pobreza, de ser respeitado, de ser um nobre, mas será que isso realmente iria acontecer? Eugênio tinha uma grande amiga, se chamava Olivia, ela via bondade no seu interior, tinha esperanças nele, conseguia ver além da sua aparência. Olivia e Eugênio eram grandes amigos, na maioria das vezes mais que amigos, mas o orgulho de Eugênio não o deixava ver o que Olivia realmente significava, ele queria status, sua vontade de crescer falava mais alto que o amor… e será que deu certo? Será que Eugênio conseguiu encontrar a paz que tanto procurava? Será que ele estava fazendo as escolhas certas? Será que o dinheiro transformava vidas? Será que sua vida foi transformada? E seus pensamentos? Eram nobres? Sua consciência estava limpa? Essas respostas irão ser respondidas com o passar das páginas amareladas do livro Olhai os Lírios do Campo!


Viver como certos homens vivem é simplesmente inumano. Procurar a riqueza por amor da riqueza é fugir da vida. Procurar a paz e a felicidade através do dinheiro é qualquer coisa que se parece com o espírito daquele macaco da história infantil. Deram-lhe um bocado de leite numa panela e, para ter a ilusão de que tinha a panela sempre cheia, o macaco punha o leite a ferver para que a espuma crescesse e transbordasse...” Pág. 212.



Opinião do Blog


Pessoassssss que livro é esse!!!!!!!! Gente não curto muito livros clássicos, principalmente livros brasileiros… mas estou repensando seriamente sobre isso!!! que livro bom!!! sem exageros…. ele é simplesmente maraaaavilhosoo!!!!!! O personagem principal Eugênio não aceita a sua condição social, tem horas… muitas horas que você quer puxar as orelhas dele, ao mesmo tempo que ele é insuportável ele é totalmente suportável! Como pode isso? Eu explico… apesar dele ser um carrasco ele se culpa por ser assim… o que dar a entender para o leitor que há humanidade em seu ser, no seu verdadeiro ser… a história é muito bem narrada, muito precisa em detalhes, muito envolvente, a leitura não é arrastada em nenhum momento, você não tem vontade de parar… nunca pensei em sentir isso por um clássico literário brasileiro!!!

Vamos falar de Olivia a melhor amiga do Eugênio, na verdade ela é mais que amiga… que personagem incrível, dedicada, amorosa, de uma sabedoria extraordinária … não vou mentir chorei em alguns momentos… Se você está em busca de um livro bom, que te faz pensar, repensar suas atitudes, sua vida, a vida de todos eu aconselho esse livro! Ele é uma lição de vida, de amor, de fraternidade e de redenção… por esse motivo ele está incluso na lista dos melhores livros que eu já li!



Comentários

Postagens mais visitadas